The mandolin orchestra Bandolineiras de Oeiras – 5 Ladies between 78 and 85 playing Choro and Brazilian Music

I have discovered a video with a small mandolin orchestra from Brazil. The very special about this orchestra is that the members of this group are five old ladies aged between 78 and 85 years. I was really surprised when I found this video!

This is the youtube video with the orchestra Bandolineiras de Oeiras:

This is the description from another video which is no more available:

Talentos – Bandolineiras (Bloco 2/8)

Primeira capital do Piauí, há pouco mais de 300 quilômetros de Teresina, Oeiras, nos últimos 30 anos, vem ganhando fama por conta do talento de algumas senhoras que descobriram suas afinidades musicais em encontros religiosos. Mestras no chorinho, marchinhas e sambas, elas ficaram conhecidas como Bandolineiras de Oeiras. Mesmo no isolamento cultural em que viviam, a cidade sempre teve uma sólida tradição musical.

Na década de 30 do século passado, Araci Carvalho, exímia bandolinista, dava aulas de música para as moças da cidade, chegando a criar um conjunto, o Voz do Coração. Este ofício era desenvolvido também por outras senhoras da cidade, como Maria Queiroz e Filó Carvalho. Ao lado delas, os maestros das bandas de músicos completavam o quadro que fazia a fama de Oeiras. Apesar da tradição, os tempos mudaram e os alunos foram rareando, já muito menos interessados no estudo do bandolim. “Faltava incentivo, motivação”, entendiam as professoras. Foi na preparação das festividades pelos 250 anos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, em 1983, que algumas das antigas bandolinistas resolveram reviver os bons tempos: se reuniram para mostrar um repertório próprio, sob a coordenação da professora Celina Martins. Estavam lá Lilásia Freitas, Petinha Amorim, Zezé Cabeceira, Rosário Lemos e Nieta Maranhão.

A fama das senhoras bandolineiras (um neologismo surgido da aglutinação das palavras bandolins e Oieiras) utrapassou fronteiras. Em concerto no Festival de Cultura das Três Fronteiras, no Paraguai, as senhoras, cujas idades variam entre 78 e 85 anos, foram recebidas com entusiasmo e mostravam igual alegria por ser aquela a primeira vez que saiam de sua cidade natal. Um crítico local dizia que elas pareciam perdidas no meio do enorme cenário negro, elas igualmente vestidas de preto, destacando-se apenas as figuras delgadas com seus cabelos muito brancos. Tudo começou a mudar quando começaram a tocar seus instrumentos, segundo ele, uma música doce, com ares medievais e ecos portugueses, que mostraram a incrível vitalidade da música brasileira. Eles estavam diante de um verdadeiro patrimônio nacional.

From the title of this video you can see that this video was the second in a series of 8 videos. All 8 videos were available but have been removed in the meantime.

I have added the titles of the pieces in the following list. As you can see the program included such famous pieces as Tico Tico no Fuba or Noites Cariocas:

1 – Chorando Baixinho (Abel Ferreira)

2 – Cecy Carmo (Possidonio Queiroz)

3 – Noites Cariocas – Jacob do Bandolim

4 – Rosa – Pixinguinha

5 – Rio Antiguo (Altamiro Carilho/Augusto Nesquiro) + Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)

6 – Lamentos (Pixinguinha / V. Morais)

7 – Carinhoso (Pixinguinha / Joao de Barro) / Brincando de Bandolims (dominio popolar)

8 – Tici Tico no Fuba (Zequinha de Abreu)

I have found some other interesting posts about the Bandolineiras de Oeiras, all links are available in my link collection:

https://pinboard.in/u:mandoisland/t:bandolineiras/

There are some other videos with music played by the Bandolineiras de Oieiras:

Hino a Matriz.wmv

Hino_Oeiras_Legendado.wmv

Additional Information

allmusic about Abel Ferreira: http://www.allmusic.com/artist/abel-ferreira-q98040

Abel Ferreira was one of the leading Brazilian Chorões of the 1940s. He was so-known because of his lifelong participation in the tradition of Choro–instrumental dance music that evolved from European waltzes and polkas–that Brazil’s leading composer, Heitor Villa-Lobos, once called “the essence of the Brazilian musical soul.” Quasi-improvisational and highly virtuosic in nature, Choro music usually involved an ensemble composed of various types of guitars and wind instruments, particularly the clarinet, flute and saxophone.

Blog about Possidonio Queiroz: http://memorialpossidonioqueiroz.blogspot.com/

Presentation of a complete CD with works by Possidonio Queiroz: http://www.overmundo.com.br/banco/valsas-piauienses-de-possidonio-queiroz

Scroll to Top